quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Testes de nivelamento

Uma boa forma de saber se seu inglês está em dia é fazer os famosos testes de nivelamento.
O teste de nivelamento é geralmente feito por pessoas que já tem um bom conhecimento sobre o idioma, ou seja, pessoas que fizeram curso pela metade e querem retomar as atividades, pessoas que já viajaram para o exterior, pessoas que estudaram inglês por conta própria e etc. Portanto é uma excelente forma de saber seu nível de conhecimento.

Principalmente, os cursos de inglês bem conhecidos possuem esse tipo de teste online. Basta preencher uns dados, responder às perguntas e pronto, eles te dizem na hora ou mandam um e-mail com o resultado. 
O chato é que, se seu objetivo é apenas testar seu conhecimento e não se matricular, eles vão ficar te ligando e te perturbando pra fazer a matrícula. Então, você pode optar por cadastrar um número de telefone fake, assim eles só vão te perturbar por e-mail, o que é bem menos inconveniente do que por telefone. Mas isso é um segredo nosso, ok? Não digam que fui eu que dei essa dica.
Basta fazer também uma pesquisa no Google para encontrar diversos outros sites que também disponibilizam esse tipo de teste.



Outra coisa interessante... 

... é ir num curso e pedir pra fazer o teste. É sempre gratuito, e é muito bacana. O ótimo em fazer isso num curso mesmo (e não pelo site), é que a maioria deles fazem um teste oral, justamente para analisar sua conversação.  
Não sei se ainda é assim no CNA, mas foi o teste mais complexo que fiz na época. O professor ia fazendo várias perguntas e conforme eu ia respondendo bem, ele ia me avançando de nível. Ele me fez perguntas tão complexas que lembro até hoje:

-Qual foi o último filme que você viu? Qual o enredo dele?

-Você tem um melhor amigo? Qual o nome dele? Como ele é fisicamente?

- Você mora perto do curso? Onde é? Quantos quarteirões daqui? Qual o caminho que você faz daqui até sua casa?

Isso tudo em inglês. Lembro até de me enrolar pra ensinar como chegar em casa, e quantos quarteirões depois que virava pra esquerda ou pra direita. 
Você se sente uma celebridade dando uma entrevista.

Mas... 

...gosto de deixar claro que quando fiz esses teste, eu pretendia mesmo cursar no CNA (O que não aconteceu). Então pense bem antes de ir num curso e ocupar o tempo de um funcionário que está disposto a ter responsabilidade de te analisar e te pular períodos com um único teste, visando que você deseja se matricular, enquanto na verdade você só está tirando onda com a cara dele e praticando.
Por isso, aconselho que você faça o teste online. Agora, se quiser pesquisar cursos, faça o teste de nivelamento em vários deles (no local mesmo) e escolha o que você achar melhor e que caiba no seu orçamento.
Por hoje é só.

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário