quarta-feira, 5 de março de 2014

10.000 horas de repetição


 Quando fiz meu único período no curso superior de administração (Nossa, descobri como eu odeio ADM), uma das coisas que mais me marcou durante as aulas foi o que um professor disse. Ele contou que para se chegar ao nível de excelência em determinada área deve-se ter pelo menos um total de 10.000 horas de repetição.
Apaixonado por inglês e arte (teatro, cinema e música), só pude concordar com ele. Quanto mais praticamos algo, seja cantar, dançar, escrever, dirigir, praticar determinado esporte, falar outro idioma, entre outros, a tendência é ficarmos cada vez melhores, correto?
Claro que quando se faz algo prazeroso, como praticar seu esporte favorito, as horas passam despercebidas por você. 

Portanto, 

nada de ficar paranoico do tipo “comecei a estudar inglês hoje, então faltam 9.998 horas para eu ficar excelente”.
Esses 10.000 estipulados são estatísticas, e quer dizer que é bem relativo; cada caso é um caso. Há quem diga que essa quantidade é a mínima para se chegar a excelência.
Então vamos aos cálculos: suponha que você estude inglês 2 horas por dia todos os dias. Ou seja, mesmo no carnaval, nos feriados, no seu aniversário, nas viagens que fará, nas festas de final de ano, você vai estudar 2 horas diárias. Para chegar a 10.000 você levaria aproximadamente 13 anos, 8 meses e 15 dias.
E se estudar 5 horas diárias? Levaria 5 anos, 5 mês e 25 dias.


Mas calma 

Eu não estou aqui para lhe fazer pirar. É apenas um modo de dizer que para ser bom em algo devemos treinar bastante, e ao treinar bastante nós repetimos quantas vezes forem necessárias.
Pratique bastante, seja inglês ou qualquer outra meta que tenha na sua vida. Mantenha o foco que você chegará lá. Sejam 10.000 horas, 15.000 horas, ou 8.000 horas, quando for hora de mostrar que é bom, você o fará.
Apenas deixo uma observação: você ainda acredita nesses cursos que prometem te deixar fluente em 18 meses? Quantas horas por dia você teria de praticar pra chegar nesse nível?

Reflitam sobre o assunto and... see ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário