sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pronomes Possessivos em inglês - Parte 2


Na parte 1, falamos dos pronomes possessivos com função adjetiva. Hoje veremos os de função de substantivo. Segue tabela abaixo:






Primeiro de tudo, não tente quebrar a cabeça com essas denominações (função de ajetivo e função de substantivo). Entenda, que acima de tudo, você deve saber quando usar os pronomes da fileira do meio ou da fileira da direita.




Os pronomes que aprendemos na semana passada, vêm sempre antes do substantivo:


Ex.: My house, your book, his car, her make-up, our world, their family.



Já os pronomes possessivos apresentados hoje (da fileira direita, em azul) são muito usados após o verbo e no final de uma oração (no sentido da gramática, e não no sentido religioso).


Ex: This is my house (Essa é a minha casa)

      This house is mine. (Essa casa é minha)

Viu? 

Na primeira oração usamos "my", pois vinha antes do substantivo "house" (casa). Na segunda oração, usamos "mine", pois ele veio depois do verbo "is" (é).


Outros exemplos:

It's my car (É o meu carro) / That car is mine (Aquele carro é meu)
Your book is great (Seu livro é ótimo) / The book is yours (O livro é seu)
His dog is cute (O cachorro dele é fofo) / The cute dog is his (O cachorro fofo é dele)
Her band is awful (A banda dela é horrível) / This awful band is hers (Essa banda horrível é dela)
Our money is safe now (Nosso dinheiro está a salvo agora) / This money is not ours (Esse dinheiro não é nosso
Their children are annoying (As crianças deles são irritantes) / The annoying children are theirs (As crianças irritantes são deles)


Mas não se engane.



Essa  regra não é única. 
Os pronomes possessivos da terceira fileira, não necessitam de substantivo, pois já o substituem.

Exemplo:

Your name is good but mine is better.
(Seu nome é bom mas o meu é melhor)

Viu? Para evitar a repetição do substantivo "name", foi usado "mine".


Outros exemplos: 

That's not our car. Ours is green. (Esse carro não é nosso. O nosso é verde)
Our family is crazy. Theirs is regular. (A nossa família é maluca. A deles é normal)



PS.: Pronomes Possessivos com função de substantivo podem ser usados também nas formas abaixo: 


He is my friend (Ele é meu amigo) / He is a friend of mine (Ele é um amigo meu)

Nesse caso, vem sempre acompanhado de "of".

PS².: Qualquer Pronome Possessivo (tanto da fileira do meio, quanto da fileira direita), não são usados com artigo definido:


My brother and his friends went to the movies.

O meu irmão e os seus amigos forma ao cinema.



Ufa! Pronto, é só isso tudo!


See ya!



Nenhum comentário:

Postar um comentário